Taking too long? Close loading screen.

Quer ficar menos tempo com aparelho? Escove bem os dentes

20, Jan 2018

Quer ficar menos tempo com aparelho? Escove bem os dentes

O acúmulo de placa bacteriana dificulta o deslizamento das peças do aparelho, deixando a movimentação dentária mais lenta.

Que a falta de higiene bucal pode acumular placa bacteriana nos dentes, a maioria sabe. Para quem usa aparelho, o rigor deve ser dobrado. Mas será que se todos soubessem que um aparelho limpo conserta os dentes mais rápido, a informação seria levada mais a sério?

Para o aparelho conseguir modificar a posição dos dentes ou da arcada dentária, ele precisa que ocorra um deslizamento de baixo atrito entre os braquetes e o fio. “Se o paciente não higieniza bem a boca, a placa bacteriana começa a ser acumulada no aparelho, o que aumenta o atrito e prejudica o deslizamento entre suas peças”, diz a ortodontista, Letícia Squadroni.

A situação fica ainda pior quando esta placa bacteriana endurece e forma o tártaro. Nesses casos, só o dentista conseguirá remover a sujeira e, enquanto isso não acontecer, o tratamento caminhará em marcha lenta, como se as peças estivessem “cimentadas” no dente.


Para modificar a posição dos dentes, é preciso que ocorra um deslizamento entre os braquetes e o fio, o que não acontece se o aparelho estiver sujo Foto: unpict / Shutterstock

Gengivite também é um problema
Além disso, quando a placa bacteriana não é bem removida pela escovação e pelo uso do fio dental, pode causar gengivite, que é a inflamação da gengiva. “Se o quadro não for revertido, isso pode evoluir e causar uma periodontite, uma inflamação do osso e do tecido que segura os dentes no lugar. Se essas estruturas estiverem inflamadas, o processo de remodelação óssea nesta área fica comprometido, deixando a movimentação ortodôntica mais lenta”, diz Letícia.

Nesses casos, é recomendado que a pessoa pare por um tempo o tratamento ortodôntico para cuidar de todas as estruturas da boca que estão inflamadas e só depois retome o uso do aparelho.

Aparelhos autoligados são mais rápidos?
Uma das novidades do mundo ortodôntico são os aparelhos auto ligados que não utilizam as borrachinhas para prender o fio aos braquetes. Para substituí-las são usadas uma espécie de presilha para segurar o arco ortodôntico. Esse esquema gera um atrito menor entre as estruturas do aparelho, o que permite movimentações mais rápidas e eficientes e um tempo de tratamento menor.

No entanto, Letícia garante que se a escovação dos dentes e a eliminação da placa bacteriana não forem implacáveis, de nada vai adiantar optar por essa versão mais rápida. “Se você não higienizar corretamente seus dentes, não importa o tipo de aparelho que está utilizando, o tratamento será prejudicado e atrasado do mesmo jeito”, diz a especialista.

Escovação sem pasta
A higienização correta de quem usa aparelho deve começar pela escolha certa do kit higiene. “A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias, cabeça pequena e o passa fio deve ajudar no uso do fio dental”, diz Letícia.

Mas ela dá uma dica inusitada: “Peço que meus pacientes removam primeiro toda a sujeira sem a pasta, pois a espuma atrapalha a visualização do que eles estão fazendo e de onde precisa ser limpo. Só depois, em uma segunda etapa, peço que utilizem a quantidade de uma ervilha de pasta na escova. Por fim, eles devem limpar a língua com um limpador próprio para isso”, diz a especialista.

Para aquelas pessoas que comem de tudo e acabam acumulando mais restos de alimentos entre os dentes e os braquetes, o uso da escova interdental, de formato vertical para passar entre os fios, é bastante válido. “Escovas elétricas e enxaguantes fluoretados também podem ajudar muito na higienização bucal”, diz Letícia.

Post original em: Terra Saúde

Comentários

Relacionados



A Dra. Leticia Squadroni analisa 10 cenas típicas da vida de usuários de aparelhos ortodônticos

Dra. Leticia Squadroni responde ao Terra os 5 problemas que os pais devem ficar atentos antes dos 6 anos

Vale a pena colocar aparelho depois dos 30 anos?

Quer ficar menos tempo com aparelho? Escove bem os dentes

Instagram


Categorias


BLOG       DEPOIMENTOS       ÁREA DE ATUAÇÃO       EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA
DIFERÊNCIAIS LETICIA SQUADRONI       CÁLCIO E ORTODONTIA
FINALIZAÇÃO ORTODONTICA       IMPRENSA



© 2018 - Leticia Squadroni Ortodontia
Agência V-Control