Após 4 meses o paciente passa por uma reavaliação para determinar se o aligner precisa ser substituído por outro tipo de contenção, que será utilizada principalmente para dormir, pelos próximos dois anos ou conforme a necessidade.
Antes de mais nada, é importante entender que somente o Ortodontista poderá indicar a contenção mais adequada para o seu paciente. As contenções disponíveis são muito variadas e seria impossível falar a respeito de cada uma delas. Relato aqui as mais utilizadas em meu consultório particular, e mesmo assim, comumente solicito a minha protesista algumas adaptações em seus desenhos originais.
Existem vários tipos, mas basicamente elas podem ser do tipo fixa, removível ou funcional.
Somente o seu ortodontista saberá avaliar qual é a melhor contenção para o seu caso, podendo ser de modelos diferentes nos dentes superiores e inferiores!
A contenção fixa é utilizada mais comumente na parte de trás dos dentes anteriores inferiores, assim ficam totalmente invisíveis.
Essas contenções aumentam um pouco a retenção de placa bacteriana e consequentemente a formação de tártaro. Nas consultas semestrais seu Ortodontista avaliará a necessidade de solicitar uma limpeza para você.
Ela poderá ser reta – Apesar de ser mais confortável para o paciente, impede que o fio dental passe livremente entre os dentes. É necessário o uso do passa-fio ou um fio dental de ponta rígida para conduzir o fio por debaixo da contenção. Ou contornada – Possue um desenho que permite que o fio dental passe livremente entre os dentes até a gengiva.
Sempre pensando no conforto e qualidade de vida de seus pacientes, Dra.Leticia prefere as contenções móveis às contenções fixas.
A contenção removível é a contenção mais indicada para a região superior.
Dentre os muitos tipos disponíveis, vamos citar os nossos 3 preferidos:
Aligner (plaquinha transparente) é muito bem aceita pelos pacientes por ser muito estética e outras qualidade já mencionadas em posts anteriores.
Hawley modificado com arco contínuo ou contenção sem recobrimento oclusal (não cobre a superfície dos dentes), tendo a vantagem das arcadas dentárias se contactarem durante o fechamento da mordida.
Pijaminha – Ótimo substituto das contenções fixas para os dentes anteriores inferiores. Têm a vantagem de não interferirem com a utilização do fio dental, sendo muito confortáveis e higiênicos.
A contenção funcional, seria a utilização de uma placa miorelaxante de mordida.
BLOG DEPOIMENTOS ÁREA DE ATUAÇÃO EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA
DIFERÊNCIAIS LETICIA SQUADRONI CÁLCIO E ORTODONTIA
FINALIZAÇÃO ORTODONTICA IMPRENSA
© 2025 - Leticia Squadroni Ortodontia
Agência V-Control
Que outros tipos de contenções existem e qual é a mais adequada para mim?
03, Apr 2025