Taking too long? Close loading screen.

Ortodontia para Cirurgia Ortognatica e Apneia do Sono

13, Dec 2017

Ortodontia para Cirurgia Ortognatica e Apneia do Sono

ORTODONTIA PARA CIRURGIA ORTOGNATICA E APNEIA DO SONO

apneia-imgDra. Leticia Squadroni está preparada para a realização de preparo ortodôntico para intervenções cirúrgicas destinadas a correção de deformidades dos ossos maxilares (maxila e mandíbula), chamadas Cirurgia Ortognáticas.

Seu interesse pelo tratamento ortodôntico-cirúrgico iniciou-se logo cedo em sua especialidade, dando origem aos seus trabalhos de monografia e de defesa da tese de mestrado.

Nós entendemos que para o paciente, entregar praticamente toda a sua face, nas mãos do ortodontista e do cirurgião, não é tarefa fácil. Para o ortodontista, cabe a responsabilidade de corrigir o mau posicionamento dentário, de modo que o cirurgião possa modificar os ossos da face apropriadamente.

(texto da foto) “A Beleza é subjetiva… mas é inerente ao Ser Humano”

A cirurgia ortognática tem como principal objetivo o equilíbrio da funcionalidade dos ossos e músculos da face e a harmonia estética. Corrige os maxilares, de modo que o paciente possa ter uma mordida adequada, uma face bonita, propiciando a melhoria na respiração, com as ATMs (articulações têmporo-mandibulares) funcionando de forma saudável e dentes mais naturais.

Esta cirurgia é indicada em casos onde o tratamento com aparelho ortodôntico não é o suficiente para que o paciente atinja sua qualidade de vida com resultados satisfatórios.

Hoje o planejamento é explicado para o paciente utilizando planejamento virtual, simulando o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico e a cirurgia ortognática, contemplando o paciente com o seu novo perfil ao final do tratamento.

Apnéia Obstrutiva do Sono

Pacientes que possuem ronco ou apnéia obstrutiva do sono podem ter um espaço aéreo faríngeo posterior reduzido em função dos ossos maxilares estarem retro-posicionados. Nesses casos, a cirurgia ortognática promove um avanço bi-maxilar aumentando consideravelmente o espaço volumétrico para a passagem do ar, sendo bem sucedida em cerca de 95% a 100% dos casos.

Os sintomas da apnéia obstrutiva do sono são ronco, paradas respiratórias durante o sono e sonolência excessiva durante o dia, prejudicando a qualidade de vida. O exame que confirma é a polissonografia na qual o paciente fica a noite inteira sob supervisão. O tratamento requer desde o uso de aparelhos de pressão positiva, sendo o CPAP o mais indicado a casos graves e aparelhos intraorais em casos mais leves. Já os procedimentos cirúrgicos têm sua indicação quando alterações anatômicas são evidentes.

O tratamento é importante! A apnéia causa alterações na concentração, atenção, memória e humor, causando irritabilidade, depressão e ansiedade. Pode causar hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, arritmias cardíacas, angina noturna, refluxo gastroesofágico, entre outras complicações.

Comentários

Relacionados



Tratamento em Adultos

Tratamento em Crianças

Tratamento em duas fases

Ortodontia Pré-Protetica

Instagram


Categorias


BLOG       DEPOIMENTOS       ÁREA DE ATUAÇÃO       EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA
DIFERÊNCIAIS LETICIA SQUADRONI       CÁLCIO E ORTODONTIA
FINALIZAÇÃO ORTODONTICA       IMPRENSA



© 2017 - Leticia Squadroni Ortodontia
Agência V-Control