Taking too long? Close loading screen.

Diagnóstico das ATMs

21, Oct 2017

Diagnóstico das ATMs

Já pensou que aquela dorzinha de cabeça pode ser causada por uma mordida errada?

Para explicar como isso acontece, precisamos entender mais sobre a ATM (articulação temporomandibular). Ela é a articulação situada logo à frente do ouvido, que permite o movimento de abrir e fechar a boca. Existem duas ATMs: uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Cada vez que se fala, mastiga, deglute (engole), as ATMs se movimentam.

Observe o movimento ao abrir a boca, você está usando suas articulações. Ponha seus dedos à frente do ouvido, abra e feche a boca, ou fale: você vai sentir o movimento da ATM. O disco articular é um tecido similar ao menisco do joelho e fica dentro da articulação. Serve como um amortecedor entre os ossos do crânio e a mandíbula (côndilo).

O que é “DTM”(disfunção ou desordem temporomandibular)?

É a alteração da ATM, ou seja, é o funcionamento anormal desta articulação e/ou dos músculos da mastigação, ligamentos e ossos da maxila e mandíbula, dentes e estrututras de suporte dentário. As DTMs podem ser assintomáticas ou manifestar-se por meio de sinais e sintomas como:

• dor facial, no pescoço, ombros e /ou costas;
• dor nas ATMs, ao abrir ou fechar a boca (mastigar, bocejar);
• dor de cabeça;
• inchaço ao lado da boca e/ou face;
• uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e
inferiores se encaixam;
• um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
• mandíbulas que travam, “ficam presas”ou saem do lugar;
• ruídos na articulação, dor de ouvido;
• zumbido

O diagnóstico é realizado por meio de exames como a Ressonância Magnética e a Tomografia Computadorizada, associados ao exame clínico.

Por quê os problemas de ATM podem causar dor de cabeça?

As dores de cabeça provenientes das alterações da ATM, em geral são dores musculares, dores nos músculos que envolvem a cabeça e pescoço. Estas dores podem ser causadas por posições erradas de postura, má-oclusão (mordida errada), apertamento e/ou ranger de dentes, estresse, entre outros.

Por quê os problemas de ATM podem causar dor de ouvido?

A proximidade entre a articulação e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnóstico diferencial, as disfunções da ATM não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

Existe relação entre dentes e ATM?

SIM. A mordida errada (má-oclusão) é uma das causas mais comuns de alterações de ATM.

Quais as principais causas de problemas nas ATMs?

Toda e qualquer doença necessita de mais de um fator para a sua ocorrência. O fator principal deve ser acompanhado dos fatores que contribuem, modificam ou perpetuam a doença. No caso da disfunção das ATMs, acredita-se que o fator principal seja a má-oclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e da mandíbula), sendo o estresse, os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistêmicas capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários podem alterar-se, havendo diferentes pesos no julgamento de quem é o agente iniciador da disfunção.

Há vários tipos de má-oclusão e o ortodontista poderá fazer o diagnóstico correto sobre a oclusão. Os indivíduos que apresentam algum tipo de má-oclusão tem predisposição para problemas de ATM.

Qual a prevalência das alterações de ATM na população?

Estudos epidemiológicos mostram que cerca de 75% das pessoas apresentam pelo menos um sinal de DTM e que 33% apresentam dor na face ou dor articular. No Brasil, estima-se que 8 milhões de indivíduos tenham algum grau de DTM e destes, 90% são mulheres, ou seja, para cada homem com problema articular, há 9 mulheres. Tenta- se explicar esta alta incidência devido ao fato da mulher estar mais exposta ao estresse emocional, às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e durante a gravidez. Apenas 5% da população tem buscado algum tipo de tratamento para o seu problema, talvez pela falta de profissionais habilitados ou devido ao diagnóstico errado.

TRATAMENTO

Apesar das várias opções de tratamento disponíveis atualmente, o correto diagnóstico é muito importante para a escolha do melhor tratamento:

• educação do paciente, autocuidado;
• modificação do comportamento, cuidados com o estresse,
ansiedade;
• medicamentos;
• aplicação de Botox (enzima botulínica);
• placa miorrelaxante;
• melhora na oclusão por meio de ORTODONTIA, reabilitação
protética, etc
• cirurgia (em casos específicos);
• agulhamento seco

Comentários

Relacionados



Tratamento em Adultos

Tratamento em Crianças

Tratamento em duas fases

Ortodontia Pré-Protetica

Instagram


Categorias


BLOG       DEPOIMENTOS       ÁREA DE ATUAÇÃO       EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA
DIFERÊNCIAIS LETICIA SQUADRONI       CÁLCIO E ORTODONTIA
FINALIZAÇÃO ORTODONTICA       IMPRENSA



© 2017 - Leticia Squadroni Ortodontia
Agência V-Control