Taking too long? Close loading screen.

Como serão as consultas de contenção? conheça o programa de contenção supervisionada!

20, Jan 2018

Como serão as consultas de contenção? conheça o programa de contenção supervisionada!

Nessas consultas, além de checar a adaptação das contenções, um bom ortodontista deverá realizar ajustes oclusais, supervisionar a mordida estática e funcional, além de acompanhar a reabilitação oral, quando necessária.

Esta etapa é chamada no nosso consultório de programa de contenção supervisionada e dura até dois anos. As consultas de contenção devem ser periódicas, não necessariamente mensais, porém rigorosamente cumpridas pelo paciente.

O ajuste oclusal é a remodelação criteriosa e sistemática da superfície dos dentes que se contacta com os dentes antagonistas, a fim de minimizar todas as desarmonias na mordida, e tem como objetivo fundamental melhorar as relações funcionais das arcadas dentárias, de modo que dentes e periodonto (osso e gengiva que envolve o dente) recebam estímulos uniformes durante a mastigação e outras funções com a máxima eficiência.

Na verdade quando falamos em ajuste oclusal, refere-se mais ao desgaste realizado em restaurações. Quando falamos a respeito de desgaste de estruturas hígidas do esmalte dentário, chama-se desgaste seletivo.

O ortodontista deverá utilizar um papel carbono especial, como o da foto, pedindo para o paciente morder ou realizar certos movimentos com a boca, a fim de realizar marcações nos dentes para verificar se existe um equilíbrio entre os contatos dos dentes de cima com os de baixo.

Estes desgastes devem ser realizados com muito critério, uma vez em que já mencionei que o esmalte dentário, uma vez removido, é perdido para sempre!

Nem sempre esse equilíbrio da mordida poderá ser obtido somente por meio de ajustes oclusais. Pacientes que possuem próteses provisórias, falhas dentárias, precisam finalizar o tratamento protético a fim de obter um oclusão (mordida) perfeita para garantir a estabilidade do tratamento ortodôntico realizado.

O mesmo ocorre com desgastes dentários patológicos que não foram resolvidos durante o tratamento ortodôntico ou foram resolvidos provisoriamente. Para esses casos, a reabilitação oral adesiva pós-tratamento ortodôntico também garante o sucesso do resultado ortodôntico obtido.

Comentários

Relacionados



O que é Ortodontia?

Tratamento em Adultos

Tratamento em Crianças

Tratamento em duas fases

Instagram


Categorias


BLOG       DEPOIMENTOS       ÁREA DE ATUAÇÃO       EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA
DIFERÊNCIAIS LETICIA SQUADRONI       CÁLCIO E ORTODONTIA
FINALIZAÇÃO ORTODONTICA       IMPRENSA



© 2018 - Leticia Squadroni Ortodontia
Agência V-Control